Reforma da ciclovia da orla
A ciclovia da orla, pista que começa no José Menino e termina no canal 6, está sendo totalmente reurbanizada pela Prefeitura. Muito utilizada por trabalhadores que moram em São Vicente, Santos e Guarujá, além de turistas, a ciclovia não será desativada para as obras. Os serviços estão programados por trechos, sem causar impactos significativos.
Concreto pigmentado
A intervenção inclui a recuperação dos 4,9 quilômetros da pista, com a remoção da pavimentação asfáltica e a substituição por pavimento de concreto pigmentado, o que vai reduzir a necessidade de manutenção. O projeto prevê ainda plena acessibilidade e reimplantação de canteiros verdes para ampliar as áreas de infiltração.
Agentes da CET acompanham os trabalhos e realizam interdições em trechos do equipamento, conforme o andamento das obras. Há sinalização de orientação aos ciclistas e pedestres.
Detalhes arquitetônicos estão sendo mantidos
A reforma não interfere na concepção nem nos detalhes arquitetônicos da ciclovia. Com mais de 13 anos de uso, ela apresenta problemas de drenagem devido a raízes de árvores que levantam o piso da calçada. Outro fator agravante é a drenagem, conduzida ao longo da pista por meio de guias.
Para facilitar o escoamento das águas, as guias estão sendo retiradas, nivelando a pista com o piso do passeio. Os cruzamentos estão ganhando sistema de drenagem. A travessia dos passeios das alamedas, estão recebendo novos pisos táteis de alerta, atualizando o projeto às normas de acessibilidade vigentes nos dias de hoje.
Como a iluminação da orla passa por esse espaço, estão sendo feitos os cabeamentos dos dutos sob a pista. O jardim que divide a ciclovia do passeio está sendo remodelado e os trechos de calçada, em mosaico português, que estão com problemas, está sendo recuperados.
Fonte: Prefeitura de Santos
CLOVIA DO CANAL 6 FOI ENTREGUE NO DIA MUNDIAL SEM CARRO
Com 1,8 mil metros de extensão, a ciclovia da Av. Cel. Joaquim Montenegro (Canal 6) foi inaugurada oficialmente no dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro. Na oportunidade, a Prefeitura fez o lançamento do programa Sou Mais Bike, de incentivo ao uso da bicicleta.
Ciclovia liga a praia ao porto
A ciclovia do Canal 6 foi construída entre as avenidas Mário Covas e Bartolomeu de Gusmão, ligando o cais à praia. Incluiu calçadas em concreto desempenado, acessibilidade e canteiros verdes ao longo da pista foram implantadas no local, dentro das normas do programa Calçada Para Todos.
Pavimentação de toda a avenida; readequação da rotatória no cruzamento da Praça José Domingos Martins com a Avenida Afonso Pena; e reforma da Praça Maurício Fang, na confluência das avenidas Pedro Lessa e Aristóteles Menezes, são melhorias que foram agregadas à implantação da ciclovia.
CICLOVIA RUA JOÃO PESSOA
Com 1.750 metros de extensão da ciclovia da Rua João Pessoa (Centro) foi implantada do lado esquerdo da via, a pista permiti o deslocamento com segurança de ciclistas que trabalham no bairro ou se dirigem ao porto.
A divisão da ciclovia com a calçada é feita por meio das diferentes cores e texturas dos pavimentos: calçada em concreto e ciclovia em asfalto, com pintura vermelha nas esquinas e pictogramas (desenho) de bicicletas em toda extensão.
Com a intervenção a calçada à esquerda da via (sentido porto/Praça dos Andradas) ficou com 2,40 metros de largura, 1,90 m de ciclovia e o segundo trecho de calçada de 1,20 m, garantindo assim a segurança de pedestres e cadeirantes. Do lado oposto, a largura foi mantida em 3,70 metros.
Ciclovia Avenida Rangel Pestana
Na Av Rangel Pestana tem ciclovia, mas algumas pessoas a chamam de ciclo faixa.
As ciclo faixa são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros. As ciclovias são vias exclusivas para ciclistas
VERBA PARA CICLOVIAS
Em visita a Santos no dia 4 de julho de 2015, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou, verba de R$ 23,5 milhões para revitalização de vias e reurbanização e implantação de ciclovias na Cidade.
A maior parte da verba será utilizada para reurbanização da ciclovia da orla (R$ 6,5 milhões)
outra parte do dinheiro será utilizada ainda para implantação de ciclovias na Avenida Afonso Schmidt (R$ 809 mil) e na Avenida Aprovada (R$ 814 mil), na Zona Noroeste.
MAIS DE 1 MILHÃO E 200 MIL VIAGENS
JÁ FORAM FEITAS NO
SISTEMA BIKE SANTOS
ATÉ JUNHO DE 2015
O sistema de empréstimo de bicicletas públicas Bike Santos completou em junho, mais de 1 milhão e 200 mil viagens, com média de 40 mil deslocamentos por mês. Atualmente, são 81.009 usuários cadastrados, o que equivale a 2.531 novos ciclistas utilizando o serviço mensalmente.

O serviço possui 370 bicicletas disponíveis para empréstimo e 37 estações distribuídas pela Cidade, sendo 5 na Zona Noroeste. A utilização da bike é gratuita pelo tempo máximo contínuo de 45 minutos e a devolução pode ser feita em qualquer um dos pontos. Após 15 minutos, o usuário pode novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. O sistema funciona das 6 às 23 horas, com devolução até as 23h45.

Cartão Transporte
Os usuários do Cartão Transporte podem utilizar o documento como chave de liberação do Bike Santos. Basta cadastrar o número do CT no site, para ter acesso ao benefício. O procedimento nas estações é simples. Com o CT em mãos, o usuário deve encostá-lo no sensor da estação, aguardar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta será destravada e seu número indicado no display.

ZONA NOROESTE TERÁ 9,3 km DE CICLOVIAS
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O Diário oficial de Santos publicou nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro de 2015, edital para contratar a empresa que implantará pistas na Av. Afonso Schmidt e na Rua Aprovada 927.
As ciclovias da Afonso Schmidt e da Rua Aprovada 927 irão utilizar o que já existente no local - ora passeio público (calçada), ora leito carroçável (rua). O prazo para execução dos serviços é de seis meses.
O cronograma da construção da malha ciclo viária prevê a construção de 5,9 km de ciclovias este ano, e um total de 9,3 km em toda a Zona Noroeste.
Para 2017 está prevista a construção da ciclovia que fará a interligação das zonas Noroeste e Leste, via túnel e terá 3,4 km de pistas projetadas.
No final das obras, as ciclovias farão a conexão entre a Av. Nossa Senhora de Fátima e os bairros.
O prazo de execução de 36 meses.
ZONA NOROESTE TERÁ 9,3km DE CICLOVIAS |
|
AV. JOVINO DE MELLO |
1,550 metros |
AV. ELEONOR ROOSEVELT |
780 metros |
AV. AFONSO SCHMIDT |
820 metros |
RUA APROVADA |
1,200 metros |
AV. N.S. DE FÁTIMA |
1,550 metros |
INTERLIGAÇÃO ZL – ZNO (VIA TÚNEL) |
3,400 metros |
Com os 5,9 km de ciclovias da Zona Noroeste, somados aos 6,5 km de pistas em construção na Cidade, a malha ciclo viária de Santos passará de 35 km para mais de 50 km.
CICLOVIA DO CANAL 5
A Ciclovia da Avenida Almirante Cochrane, mais conhecida como canal 5, está em construção e depois de pronta terá 1,9 km de extensão e ligara a Avenida Bartolomeu de Gusmão na praia a Avenida Mário Covas no porto.
Até o momento somente o trecho entre as Avenidas Afonso Pena e Mário Covas, já recebeu pavimentação, isso corresponde a 40% da obra.
A ciclovia está sendo implantada, em sua maioria, em um dos passeios sentido porto-praia. O lado oposto, sentido praia-porto, será para pedestres.

CICLOVIA DO CANAL 4
A Ciclovia da Siqueira Campos, (canal 4), está em construção e depois de pronta terá 2,7 km de extensão e ligará a Avenida Bartolomeu de Gusmão (praia) a Avenida Mário Covas (porto).
Até o momento somente o trecho entre as Avenidas Mário Covas e Pedro Lessa, já recebeu pavimentação.

REFORMA DA CICLOVIA DA ORLA
Desde a sua inauguração, ha 12 anos a ciclovia da orla jamais passou por uma reforma como a que, segundo a prefeitura, ocorrerá após a temporada de verão e terá duração de nove meses.
Durante a reforma a ciclovia não será desativada.
A travessia de pedestres receberão novos pisos táteis de alerta. E o jardim que divide a ciclovia do passeio será recomposto. Como a iluminação da orla passa por esse local, será feito a troca os cabos.
A ciclovia apresenta problemas de drenagem, a drenagem original, feita no sentido do comprimento da pista dificulta o escoamento da água. O problema será resolvido com o nivelamento da pista com o piso do passeio e ganhará sistema de drenagem nos cruzamentos.
A ciclovia que vai da divisa de São Vicente até o canal 6 é muito utilizada por trabalhadores de Santos, São Vicente e Guarujá, além dos turistas.

CONSTRUÇÃO DA CICLOVIA DA
AVENIDA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
A ciclovia da Nossa Senhora de Fátima está sendo construída no canteiro central da avenida e terá 3.260 metros de extensão. A nova faixa ciclística está sendo moldada em laje de concreto com largura variável entre 1,80 m e 2 metros. O primeiro trecho entre a divisa com São Vicente e avenida Jovino de Melo, onde serão construídos dois pontilhões, já está quase pronto.

Ciclovia do Canal 6
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