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Reforma da ciclovia da orla

 

A ciclovia da orla, pista que começa no José Menino e termina no canal 6, está sendo  totalmente reurbanizada pela Prefeitura. Muito utilizada por trabalhadores que moram em São Vicente, Santos e Guarujá, além de turistas, a ciclovia não será desativada para as obras. Os serviços estão programados por trechos, sem causar impactos  significativos.

Concreto pigmentado

 

 

A intervenção inclui a recuperação dos 4,9 quilômetros da pista, com a remoção da pavimentação asfáltica e a substituição por pavimento de concreto pigmentado, o que vai reduzir a necessidade de manutenção. O projeto prevê ainda plena acessibilidade e reimplantação de canteiros verdes para ampliar as áreas de infiltração.

 

Agentes da CET acompanham os trabalhos e realizam interdições em trechos do equipamento, conforme o andamento das obras. Há sinalização de orientação aos ciclistas e pedestres.

 

 

 

 

Detalhes arquitetônicos estão sendo mantidos

 

 

A reforma não  interfere na concepção nem nos detalhes arquitetônicos da ciclovia. Com mais de 13 anos de uso, ela apresenta problemas de drenagem devido a raízes de árvores que levantam o piso da calçada. Outro fator agravante é a drenagem, conduzida ao longo da pista por meio de guias.

Para facilitar o escoamento das águas, as guias estão sendo retiradas, nivelando a pista com o piso do passeio. Os cruzamentos estão ganhando sistema de drenagem. A travessia dos passeios das alamedas,  estão recebendo novos pisos táteis de alerta, atualizando o projeto às normas de acessibilidade vigentes nos dias de hoje.

 

 

 

Como a iluminação da orla passa por esse espaço, estão sendo feitos os cabeamentos dos dutos sob a pista. O jardim que divide a ciclovia do passeio  está sendo remodelado e os trechos de calçada, em mosaico português, que estão com problemas, está sendo recuperados.

 

 

Fonte: Prefeitura de Santos

 

CLOVIA DO CANAL 6 FOI ENTREGUE NO DIA MUNDIAL SEM CARRO

 

Com 1,8 mil metros de extensão, a ciclovia da Av. Cel. Joaquim Montenegro (Canal 6) foi inaugurada oficialmente no dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro.  Na oportunidade, a Prefeitura fez o lançamento do programa Sou Mais Bike, de incentivo ao uso da bicicleta.

Ciclovia liga a praia ao porto

A ciclovia do Canal 6 foi construída entre as avenidas Mário Covas e Bartolomeu de Gusmão, ligando o cais à praia. Incluiu calçadas em concreto desempenado, acessibilidade e canteiros verdes ao longo da pista foram implantadas no local, dentro das normas do programa Calçada Para Todos.

Pavimentação de toda a avenida; readequação da rotatória no cruzamento da Praça José Domingos Martins com a Avenida Afonso Pena; e reforma da Praça Maurício Fang, na confluência das avenidas Pedro Lessa e Aristóteles Menezes, são melhorias que foram agregadas à implantação da ciclovia.

 

 

CICLOVIA RUA JOÃO PESSOA

 

Com 1.750 metros de extensão da ciclovia da Rua João Pessoa (Centro) foi implantada do lado esquerdo da via, a pista permiti o deslocamento com segurança de ciclistas que trabalham no bairro ou se dirigem ao porto.

A divisão da ciclovia com a calçada é feita por meio das diferentes cores e texturas dos pavimentos: calçada em concreto e ciclovia em asfalto, com pintura vermelha nas esquinas e pictogramas (desenho) de bicicletas em toda extensão.

Com a intervenção a calçada à esquerda da via (sentido porto/Praça dos Andradas) ficou com 2,40 metros de largura, 1,90 m de ciclovia e o segundo trecho de calçada de 1,20 m, garantindo assim a segurança de pedestres e cadeirantes. Do lado oposto, a largura foi mantida em 3,70 metros.

 

Ciclovia Avenida Rangel Pestana

 

 

Na Av Rangel Pestana tem ciclovia, mas algumas pessoas a chamam de ciclo faixa.

As ciclo faixa são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros. As ciclovias são vias exclusivas para ciclistas

 
 

 

 

 

 

VERBA PARA CICLOVIAS

 

 

 

Em visita a Santos no dia 4 de julho de 2015, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou, verba de R$ 23,5 milhões para revitalização de vias e reurbanização e implantação de ciclovias na Cidade.

 

A maior parte da verba será utilizada para reurbanização da ciclovia da orla (R$ 6,5 milhões)

outra parte do dinheiro será utilizada ainda para implantação de ciclovias na Avenida Afonso Schmidt (R$ 809 mil) e na Avenida Aprovada (R$ 814 mil), na Zona Noroeste.

 

 

 

MAIS DE 1 MILHÃO E 200 MIL VIAGENS

JÁ FORAM FEITAS NO

SISTEMA BIKE SANTOS

ATÉ JUNHO DE 2015

 

 

O sistema de empréstimo de bicicletas públicas Bike Santos completou em junho, mais de 1 milhão e 200 mil viagens, com média de 40 mil deslocamentos por mês. Atualmente, são 81.009 usuários cadastrados, o que equivale a 2.531 novos ciclistas utilizando o serviço mensalmente.

 

O serviço possui 370 bicicletas disponíveis para empréstimo e 37 estações distribuídas pela Cidade, sendo 5 na Zona Noroeste. A utilização da bike é gratuita pelo tempo máximo contínuo de 45 minutos e a devolução pode ser feita em qualquer um dos pontos. Após 15 minutos, o usuário pode novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. O sistema funciona das 6 às 23 horas, com devolução até as 23h45.

 

Cartão Transporte

Os usuários do Cartão Transporte podem utilizar o documento como chave de liberação do Bike Santos. Basta cadastrar o número do CT no site, para ter acesso ao benefício. O procedimento nas estações é simples. Com o CT em mãos, o usuário deve encostá-lo no sensor da estação, aguardar a mensagem no display e aproximar uma segunda vez para confirmar. Uma bicicleta será destravada e seu número indicado no display.

 

 

ZONA NOROESTE TERÁ 9,3 km DE CICLOVIAS

 
 
 
 
 

O Diário oficial de Santos publicou nesta segunda-feira, dia 23 de fevereiro de 2015, edital para contratar a empresa que implantará pistas na Av. Afonso Schmidt e na Rua Aprovada 927.

As ciclovias da Afonso Schmidt e da Rua Aprovada 927 irão utilizar o que já existente no local - ora passeio público (calçada), ora leito carroçável (rua). O prazo para execução dos serviços é de seis meses.

O cronograma da construção da malha ciclo viária prevê a construção de 5,9 km de ciclovias este ano, e um total de 9,3 km em toda a Zona Noroeste.

Para 2017 está prevista a construção da ciclovia que fará a interligação das zonas Noroeste e Leste, via túnel e terá 3,4 km de pistas projetadas.

No final das obras, as ciclovias farão a conexão entre a Av. Nossa Senhora de Fátima e os bairros.

O prazo de execução de 36 meses.      

 

ZONA NOROESTE TERÁ 9,3km DE CICLOVIAS

AV. JOVINO DE MELLO

1,550 metros

AV. ELEONOR ROOSEVELT

780 metros

AV. AFONSO SCHMIDT

820 metros

RUA APROVADA

1,200 metros

AV. N.S. DE FÁTIMA

1,550 metros

INTERLIGAÇÃO ZL – ZNO (VIA TÚNEL)

3,400 metros

 

 Com os 5,9 km de ciclovias da Zona Noroeste, somados aos 6,5 km de pistas em construção na Cidade, a malha ciclo viária de Santos passará de 35 km para mais de 50 km.

 

 
 

 

CICLOVIA DO CANAL 5

 

 

A Ciclovia da Avenida Almirante Cochrane, mais conhecida como canal 5, está em construção e depois de pronta terá 1,9 km de extensão e ligara a Avenida Bartolomeu de Gusmão na praia a Avenida Mário Covas no porto.

Até o momento somente o trecho entre as Avenidas Afonso Pena e Mário Covas, já recebeu pavimentação, isso corresponde a 40% da obra.

A ciclovia está sendo implantada, em sua maioria, em um dos passeios sentido porto-praia. O lado oposto, sentido praia-porto, será para pedestres.

 
 
 
 
 

CICLOVIA DO CANAL 4

 

 

 

A Ciclovia da Siqueira Campos, (canal 4), está em construção e depois de pronta terá 2,7 km de extensão e ligará a Avenida Bartolomeu de Gusmão (praia) a Avenida Mário Covas (porto).

Até o momento somente o trecho entre as Avenidas Mário Covas e Pedro Lessa, já recebeu pavimentação.

 
 
 
 
 

REFORMA DA CICLOVIA DA ORLA

 

 

Desde a sua inauguração, ha 12 anos a ciclovia da orla jamais passou por uma reforma como a que, segundo a prefeitura, ocorrerá após a temporada de verão e terá duração de nove meses.

Durante a reforma a ciclovia não será desativada.

 

A travessia de pedestres receberão novos pisos táteis de alerta. E o jardim que divide a ciclovia do passeio será recomposto. Como a iluminação da orla passa por esse local, será feito a troca os cabos.

 

A ciclovia apresenta problemas de drenagem, a drenagem original, feita no sentido do comprimento da pista dificulta o escoamento da água. O problema será resolvido com o nivelamento da pista com o piso do passeio e ganhará sistema de drenagem nos cruzamentos.

 

A ciclovia que vai da divisa de São Vicente até o canal 6 é muito utilizada por trabalhadores de Santos, São Vicente e Guarujá, além dos turistas.

 
 
 
 
 
 

CONSTRUÇÃO DA CICLOVIA DA

AVENIDA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

 

 

A ciclovia da Nossa Senhora de Fátima está sendo construída no canteiro central da avenida e terá 3.260 metros de extensão. A nova faixa ciclística está sendo moldada em laje de concreto com largura variável entre 1,80 m e 2 metros. O primeiro  trecho entre a divisa com São Vicente e avenida Jovino de Melo, onde serão construídos dois pontilhões, já está quase pronto.

 
 
 
 
 
 

 

 

Ciclovia do Canal 6

 
 

 

 

A ciclovia de 1.800 metros está sendo construída na Av. Cel. Joaquim Montenegro e compreenderá o trecho entre o porto à Avenida Bartolomeu de Gusmão (orla)

No trecho entre a Avenida Afonso Pena e o porto, segundo a prefeitura, nesse ponto, para abrigar a ciclovia foi necessária à readequação do geométrico viário e adequação do passeio, mas ainda falta muito para que o ciclista possa utiliza-la.